Outros Links

SBCS_vf

gefert

Pesquisa

Cada professor do DPS/UFV está ligado a uma linha de pesquisa que norteia suas disciplinas e orientação de alunos de graduação e pós-graduação, bem como a prestação de serviços e publicações.
Os interessados em candidatar-se à pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas do Departamento de Solos da UFV devem adaptar seus projetos a uma dessas linhas de pesquisa.

Conheça as linhas de pesquisa do DPS:

01- ALTERAÇÕES DE PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS EM SOLOS SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO
Uso e manejo de solos em bacias hidrográficas. Dinâmica de água e solutos no sistema solo-planta. Compactação, adensamento e encrostamento de solos. Retenção de água em substratos para plantas ornamentais.

02- GEOQUÍMICA DE SUPERFÍCIE E MINERALOGIA DE SOLOS E SEDIMENTOS
Mecanismo redox em solos sedimentos. Absorção e troca iônica em solos de carga variável. Gênese, estrutura e identificação dos principais minerais de solos brasileiros. Influência nas propriedades dos solos e participação desses minerais nos principais fenômenos fisico-químicos que ocorrem nos solos, especialmente na adsorção de fosfatos. Interação de metais pesados com constituintes de solos.

03- IMPACTOS AMBIENTAIS PELO USO DA TERRA
Tratamento e reciclagem de resíduos. Alterações físico-químicas e microbiológicas decorrentes do uso de resíduos. Metais pesados no sistema solo-planta. Drenagem ácida. Recuperação de áreas degradadas. Matéria orgânica do solo.

04- NUTRIÇÃO E FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS CULTIVADAS
Eficiências de absorção e utilização de nutrientes pelas culturas, formas de nutrientes e equilíbrios catiônicos e aniônicos em plantas; compartimentalização e translocação de nutrientes; tolerância a alumínio, a ferro e a manganês. Concentrações críticas de nutrientes em plantas; correção e fertilização do solo para os cultivos.

05- NUTRIÇÃO, FERTILIZAÇÃO E MANEJO DE SOLOS FLORESTAIS
Nutrição mineral de espécies florestais. Correção e fertilização de solos cultivados com espécies florestais. Classificação de sítios. Ciclagem de nutrientes. Implicações de técnicas silviculturais na fertilidade do solo.

06- PROCESSOS PEDOGENÉTICOS E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO
Estudos de processos de gênese das principais classes de solos brasileiros, procurando caracterizar química, física e mineralogicamente, seqüências de alteração. Levantamentos de solos e evolução pedogeomorfológica, reconhecimento de atributos diferenciais dos solos e previsão de comportamento das unidades homogêneas da paisagem (Estratos Ambientais), com avaliação de aptidão.

Para saber mais sobre a pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas volte  ao menu principal e clique em pós-graduação.

Sites internos relacionados às linhas de pesquisa do DPS

Os sites indicados abaixo foram construídos por iniciativa de professores do DPS para divulgar pesquisas, serviços e informações. Visite-os para conhecer melhor alguns projetos do Departamento de Solos.

PROJETO CRIOSSOLOS
O Departamento de Solos da UFV integra o Programa Antártico Brasileiro (Proantar)com o Projeto Criossolos, que tem como objetivo monitorar os solos da Antártica e promover estudos da biodiversidade daquela região, para assim contribuir com pesquisas sobre o aquecimento global.
Conheça o site do CRIOSSOLOS

NEPUT

O Núcleo de Estudo de Planejamento e Uso da Terra (NEPUT), desenvolve pesquisas e projetos que geram e permitem transferir tecnologia de ponta nas áreas de planejamento de uso da terra e educação ambiental.
Conheça o site do NEPUT.

NUTREE

O NUTRE é um núcleo de estudos e projetos multidisciplinares relacionados à nutrição e solos florestais que reúne especialistas em diversas áreas do conhecimento integrados na resoluçao de problemas e no desenvolvimento de tecnologias que contribuem para o incremento e a manutenção da produção florestal brasileira.
Conheça o site do NUTREE (http://www.nutree.ufv.br/)

 

Grupos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress